Acho que já falei isso, ou algo parecido em algum texto antes: acho muito bacana (e apoio) o discurso de “seja você mesmo”. Até aí, ok. Se você se aceita está tudo bem, porém o “não importa o que a sociedade pensa”, aí já não é bem assim. Não adianta a pessoa se aceitar se o mundo vai oprimi-la, discriminá-la e inferiorizá-la. O MUNDO também deve aceitar aquela pessoa do jeito que ela é. Aceitem a diversidade!
Em “Moonlight - Sob a Luz do Luar”, Black (Trevante Rhodes) trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.
Não chega a ser um defeito (longe disso) mas as rápidas passagens de tempo do filme podem parecer estranhas para alguns, pois dão uma sensação de que a gente perdeu algo. Acredito que tenha sido proposital, algo pensado pelo diretor e roteirista Barry Jenkins para que fiquemos mais ansiosos em saber o desfecho da história. Mas, sim, essas lacunas que faltam podem atrapalhar se o espectador está acostumado com narrativas mais tradicionais.
Cena fabulosa de Moonlight em que tudo funciona, fotografia, som, atuações, dilálogos... |
Que atuação imponente de Ali |
Em “Moonlight”, acompanhamos a história de um garoto delicado e gentil que acaba se descobrindo para vida, se aceita, mas acaba tendo que mudar para se adequar à sociedade, deixando claro o quanto é difícil nos dissociarmos da sociedade que nos cerca. Isso tudo é mostrado com uma fotografia linda e diálogos magistrais. Uma obra-prima ao mesmo tempo tão natural e simples. "Moonlight” nos põe a pensar sobre estereótipos, oferecendo-nos um olhar mais profundo de personagens da vida real. O traficante de droga é vilão o tempo inteiro? O homossexual tem que aceitar a sociedade e não a sociedade a ele? Por todos esses motivos, digo: que filme!
por Vágner Rodrigues
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