Curta no Facebook

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

"Você Nunca Esteve Realmente Aqui", de Lynne Ramsay (2017)




É uma ótima e estranha experiência a de entrar numa mente perturbada. “Você Nunca Esteve Realmente Aqui" vai bagunçar sua cabeça. Vai fazer você se questionar e imergir neste competente  e pesado drama psicológico.
Um homem, um veterano de guerra ganha a vida resgatando mulheres presas em cativeiros trabalhando como escravas sexuais. Após uma missão mal-sucedida em um bordel de Manhattan,  a opinião pública se volta contra ele e uma onda de violência se abate na região.
Sua linguagem nem um pouco casual pode causar um estranhamento de inicio, talvez até um certo desconforto, mas o melhor que você tem a fazer é deixar-se levar pelo filme. Um dos pontos que, mesmo sem ter culpa nenhuma, mas que, na minha visão, prejudica um pouco a caminhada do longa, foram as diversas comparações que o filme recebeu com o espetacular "Taxi Driver". Claro, faz sentido, ambos abordam um tema parecido com personagens parecidos, porém uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Um conselho: assista ao filme querendo ver “Você Nunca Esteve Realmente Aqui” e não “Taxi Driver”.
Que homem! Que atuação!
A construção do personagem Joe ao longo do filme é ótima. Pouco é revelado a seu respeito em palavras, contudo há muitos flashbacks revelando detalhes de seu passado e mesmo de seu presente.  E tem ainda a questão dos problemas mentais que está na magnífica atuação de Joaquin Phoenix, no seu olhar perdido, na maneira difícil de falar, como ele tem dificuldade de se expressar.
A direção de Lynne Ramsay é espetacular. Seu controle de câmera, os closes, os planos... Sempre devemos ressaltar a visão que ela dá à violência. Os momentos de maior ação não são mostrados para não gerar uma sensação de violência gratuita (tipo, “tem que matar todo mundo mesmo”), mas aquelas que são desagradáveis, que chegam a fazer dar um negócio ruim no estomago, ela faz questão de mostrar para que fique claro a violência não é bonita.
“Você Nunca Esteve Realmente Aqui” é uma obra que acontece na tela ao mesmo tempo que acontece na sua cabeça tentado entender Joe, o que é fascinante. Ótimos enquadramentos,  planos, a maneira que a câmera mostra Joe sendo observando e observando algo, o tempo todo é magnífico. Cinema sendo usado de uma maneira que extrapola os conceitos de simplesmente absorver idéias. Corra e vá olhar esse ótimo estudo da mente humana, ótimo estudo de personagem e ótimo filme.
Cena lindíssima do ótimo filme de Lynne Ramsay



por Vagner Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário