Curta no Facebook

domingo, 3 de março de 2019

"A Favorita", de Yorgos Lanthimos (2018)




Divertido, muito artístico, uma ótima obra cheia de disputas por amor...ops... quero dizer,  poder.
Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz), exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha de Sua Majestade e agarra com unhas e dentes a oportunidade única.
Apesar de achar esse filme maravilhoso, sei que ele não é perfeito. Os ângulos inventivos de Lanthimos e seu ritmo muito lento (às vezes quase parando) podem fazer muita gente torcer o nariz para o filme, assim como a corte faz à plebe.
Mas sei que assim como eu, muitos vão amar esse jogo de câmera. Como abusa das lentes Eyefish (Olho de peixe estilo GOpro) para mostrar o cenário ao mesmo tempo que foca em uma figura centralizada, e dos contra plongée (ângulo mostrando os personagens de baixo para cima) para salientar o poder das personagens. Toda a construção de cenas é perfeita. Tudo funciona lindamente bem: a fotografia, figurinos, as atuações, entradas e saídas dos atores em cena como num teatro. ESPETACULAR!
Ainda na linha do espetacular, vamos falar do trio principal do filme, cada uma melhor que a outra. A Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz), é a mais sensata, que usa a razão e não a emoção, porém é a que mais entende do amor; Rainha Ana (Olivia Colman), é frágil e forte, desequilibrada e sensata, e a maneira como a personagem vive essas dualidades é algo fabuloso; Abigail (Emma Stone) a falsa, por sua vez, é o lobo na pele de cordeiro. Que atuações!
É muito interessante a forma como o longa mostra as mulheres com força no comando das ações e dos seus relacionamentos e é bom ver isso.
Se quer ver mulheres poderosas, uma história cheia de intrigas e disputas, um roteiro espetacular, atuação de outro mundo, um trabalho de câmera muito interessante, fotografia e figurinos que são as coisas mais lindas desse mundo?  POR FAVOR ASSISTA “A FAVORITA”.
Toda a beleza e inventividade do longa de Lanthimos.




por Vagner Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário