Curta no Facebook

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

"Fahrenheit 451", de François Truffaut (1966) vs. "Fahrenheit 451", de Ramin Bahrani (2018)



Gol relâmpago! O jogo mal começou e "Fahrenheit 451", de 1966, de François Truffaut, já mete o primeiro por conta da genial abertura com seus zoom nas antenas e sem créditos escritos na tela, incendiando a torcida. Poucos times resistiriam a um início tão avassalador como esse, uma das melhores aberturas de filme da história do cinema, e não foi diferente com seu adversário que sucumbiu logo no primeiro lance da partida. Daí em diante é o remake do diretor Ramin Bahrani correndo atrás e tentando recuperar o prejuízo. Mas só piora! Com algumas mudanças táticas em relação ao original, algumas ousadias, o time de 2018, se complica e só vai buscar bolas e mais bolas no fundo das redes.
Os dois times entram com a mesma formação, no 4-5-1, mas a refilmagem faz algumas variações no esquema que não lhe trazem benefício algum. Num futuro distópico (e parece que, infelizmente, não muito distante) as autoridades proíbem que os cidadãos possuam livros e os bombeiros, ironicamente, contrariando a função original que conhecemos, são os encarregados, atendendo a chamados, denúncias ou suspeitas, de queimar os objetos proibidos onde os encontrarem. Só que, no novo, a ideia de ampliar a restrição legal, originalmente limitada aos livros, também a computadores e mídias eletrônicas mostra-se uma péssima ideia. Pra quê? Pra atualizar? Para o espectador se sentir identificado com a sua realidade tecnológica? Bobagem! Bo-ba-gem!!! Mesmo hoje num mundo altamente tecnológico, com todas as opções eletrônicas possíveis à disposição, poucas coisas representam algo tão subversivo como ter, ler um livro. Nada, nenhuma ideia, nenhum outro elemento que o diretor quisesse utilizar, seria mais impactante do que o livro. E aí o cara me vem e faz uma cena com bombeiros queimando CPU's, tablets, pen-drives e laptops? Ora, faça-me o favor... Essa escolha, além de ferir o espírito original proposto pela obra de Ray Bradbury, compromete seriamente todo o filme pois mesmo depois, quando a ideia dos livros, efetivamente, é "retomada", o rumo já está irremediavelmente confuso e enfraquecido.
Na intenção de fazer o espectador identificar a censura, um processo de implantação de um modelo fascista e os métodos de fortalecimento desse sistema, o remake não deixa nada para a imaginação ou para conclusões do espectador, excluindo toda a poética reflexiva contida no romance e tão presente no filme de François Truffaut. "Isso é bom", "Isso é mau", "Oh, estão tirando nossa liberdade de pensar", "As autoridades manipulam informação e se aproveitam da ignorância", Ohhh!!! É tudo colocado de maneira tão didática e primária que o filme acaba-se tornando uma obra fria e sem alma.
Do outro lado, no entanto, o que temos é pura poesia. Futebol-arte em sua essência! Um futebol de encher os olhos, literalmente, uma vez que não faltam cenas lindíssimas capazes de emocionar o espectador e levá-lo às lágrimas. A cena do protagonista, o bombeiro Montag lendo um livro pela primeira vez, como se fosse seu segundo nascimento; a cena da idosa se autoimolando, em chamas, entre seus livros; a das pessoas-livro transitando entre si, no refúgio na floresta, como se aquilo fosse uma espécie de biblioteca em movimento; sem falar na trilha sonora de Bernanrd Hermann, o compositor das trilhas clássicas de Alfred Hitchcock.

"Fahrenheit 451" (1966/2018)

E tem a sutileza da representação de futuro de François Truffaut, com muito menos elementos, sem grandes artifícios técnicos, apenas com uma sugestão muito bem pensada para elementos como transportes, mobiliário, design, etc., contra todos os efeitos especiais e as gigantescas projeções de imagem nas fachadas dos prédios, na nova versão; tem a caracterização da rebelde Clarisse no remake, obscura, sombria e atuando como uma informante das autoridades, totalmente oposta à antiga, vivida brilhantemente por Julie Christie, uma jovem contagiante, curiosa cuja última coisa que faria na vida seria caguetar companheiros e revelar esconderijos dos livros; e ainda a atuação inexpressiva de Michael B. Jordan como o novo Montag em contraste com a perfeita de Oskar Werner, autômato e atoleimado num primeiro momento, hesitante e confuso ao descobrir os livros e, por fim fascinado e determinado em defender aqueles objetos mágicos que ele só então descobrira.
Enfim, uma aula de futebol!
"Fahrenheit 451" de 1966 simplesmente incinera "Fahrenheit 451" de 2018!
Não vamos perder as contas:
Um pela abertura; dois pela ideia de incluir eletrônicos aos itens procurados pelos bombeiros; três pela trilha de Bernard Hermann; quatro pelo "futuro" de Truffaut; cinco pelas caracterizações dos personagens Montag e Clarisse; e seis pelas cenas memoráveis de levar lágrimas aos olhos. O original se complica sozinho e faz um golzinho contra na cena em que vigilantes sobrevoam o rio com uma engenhoca futurista para tentar encontrar Montag. Um efeito especial sofrível e desnecessário. Mas não faz a menor diferença, o placar final já está definido e "Fahrenheit 451" original reduz sua refilmagem a cinzas.

Se a cena da idosa queimando com seus livros, no original é um dos momentos mais tocantes,
na refilmagem, nem todo aquele fogo, consegue deixar de ser fria.


O remake de 2018 sentiu a responsabilidade e a bola parecia estar queimando
no pé do inexperiente time de Ramin Bahrani.
Por outro lado, os comandados de François Truffaut entraram quentes no jogo desde o início
 e não deram chances para o adversário.
Uma vitória que vai para os livros de História.


 



Cly Reis

Um comentário: