Curta no Facebook

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Os Melhores Filmes dos Anos 60/70 #2 - "A Trama", de Alan J. Pakula (1974)


por Márcio Pinheiro


Em astronomia, paralaxe é a diferença na posição aparente de um objeto visto por observadores em locais distintos. "The Parallax View" – no Brasil, "A Trama" – trata disso, não astronomicamente falando. O filme de Alan J. Pakula, com Warren Beatty no papel principal, é de 1974, no auge da crise do Watergate, que levou à renúncia do presidente Richard Nixon. "A Trama" fala de tudo isso: de política e de imagens distorcidas.

Warren Beatty interpreta um repórter de TV de uma emissora de Seattle. Na torre da cidade, uma colega sua testemunha um assassinato de um político seguido de uma perseguição e morte do suspeito da morte. A partir de então, uma série de fatos – aparentemente sem interligação – vão se sucedendo, criando uma engenhosa trama de suspense político e policial.


Engenhoso roteiro do filme de Pakula: como um paralaxe

"A Trama" fala também de dois traumas americanos: o assassinato de políticos (os casos dos irmãos Kennedy são os mais claramente lembrados) e as traições políticas (novamente Watergate, de forma implícita, se faz presente no filme). O que liga os dois assuntos muitas vezes é a paranoia – que frequentemente não é apenas paranoia.


trailer original de "A Trama"


Nenhum comentário:

Postar um comentário