Curta no Facebook

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

“A Vida não me Assusta”, de Maya Angelou e ilustrações de Jean-Michel Basquiat - ed. DarkSide Books (1993)

Basquiat e Angelou



Numa edição caprichada por ocasião da exposição de Jean-Michel Basquiat no CCBB/RJ em 2018, “Jean-Michel Basquiat Obras da Coleção Mugrabi”, e dos 25 anos do premiado poema de Maya Angelou encontrei na Livraria da Travessa do mesmo local, sob holofotes, o livro, não à toa, o que me pareceu ser uma síntese muito sensível do que eu havia visitado visualmente horas antes. 

O livro traz o poema ilustrado com pinturas de Basquiat. Conforme comenta Sara Boyers, que assina o posfácio do livro, “A Vida não me Assusta” é sobre a experiência de vida, perseverança e orgulho. Basquiat e Angelou encontraram o seu lugar na história das próprias vidas. Nem sempre é fácil ou óbvio que isso aconteça. A maior parte das pessoas escolhe viver iludido, viver a vida de outros, achar que um dia será algo diferente do que traz internamente. alguns vivem toda a sua existência distantes de si. Mas eles reinventaram suas existências. Trouxeram suas falas para questões raciais, cheias de obstáculos e superações que eles mesmos vivenciaram minuto a minuto. Cada um deles criou obras singulares. Ambos nos deixaram uma dica preciosa: a de utilizarmos nossas experiências pessoais para construirmos novos olhares para outras pessoas além de nós. 

A história deles é um convite para você mergulhar em sua própria história. Coragem, porque a vida não deve nos assustar, mas sim nos desafiar a oferecer esse tempo de aprendizado sobre si mesmo da melhor forma. E, sem dúvida, a Arte é sempre uma inquieta e profunda companheira de viagem!   

Vídeo gravado em 2020 #fiqueemcasa


Leocádia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário