Curta no Facebook

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Tony Bennett - Teatro do Sesi - Porto Alegre/RS (2012)


por Márcio Pinheiro

Li no jornal: Tony Bennett, um dos maiores cantores de todos os tempos, luta contra o Alzheimer. Aos 94 anos, a memória está se esvaindo. Ele ainda se lembra de que é cantor mas a cada dia vão sumindo as canções que sempre existiram em sua cabeça.

Ele não se lembra, mas eu me lembro: há 9 anos, um Tony Bennett envolvente e vibrante abriu, numa noite de quarta-feira, no Teatro do Sesi, a etapa de sua então última turnê brasileira. Acompanhado pela herdeira musical, Antonia Bennett, Tony entrou em cena aplaudido de pé. E o que se viu nos 90 minutos seguintes de um show enxuto, objetivo e emocionante foi a compensação de uma aguardada espera.

Eu me lembro também que Tony Bennett tinha uma elegância sóbria que se contrapunha a um repertório explosivo. No show, ele recordou quase todas as fases de seus mais de 60 anos de carreira, privilegiando clássicos consagrados que marcaram o cenário musical no século 20 como "The Good Life", "For Once in My Life", "The Way You Look Tonight" e a confirmadíssima "I Lef My Heart In San Francisco".

Me lembro ainda que Tony Bennett foi um líder generoso, que se renovava no convívio com os parceiros musicais e, por isso mesmo, sabia abrir espaço para solos de todos os seus instrumentistas, um quarteto formado por Lee Musiker (piano), Gray Sargent (guitarra), Harold Jones (bateria) e Marshall Wood (baixo).

Por fim, eu me lembro que Tony Pai e Tonia Filha lá pelo encerramento do show passaram a dividir o microfone em "I’ve Got My Love To Keep Me Warm", momento único em que os dois ficaram em cena, pois, imediatamente depois, o patriarca reassumiu sozinho o comando da noite e  mostrou tudo o que sabia. A disciplina e a rígida formação, aperfeiçoada em aulas de canto lírico, davam a ele a segurança para chegar aos 83 anos em plena forma, segurando até uma versão a capella, sem microfone, de "Fly Me To The Moon".

Por tudo isso, fica aí tranquilo, Tony, nesse seu mundo sem memória que o tal Alzheimer aprisionou você. Eu e muitos outros continuaremos nos lembrando de você.

O lendário cantor Tony Bennett com sua banda na apresentação em Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário