Curta no Facebook

sábado, 9 de outubro de 2021

"O Cavaleiro Verde", de David Lowery (2021)

 



Uma bela jornada de um herói que nem é tão herói assim, e que ainda nos brinda com o melhor que a arte do cinema pode nos oferecer em roteiro, fotografia e trilha sonora.

Sir Gawain (Dev Patel), o teimoso e inconsequente sobrinho do Rei Arthur, aceita o desafio de acabar com o infame Cavaleiro Verde, um gigante feito de esmeralda e destruidor de homens. Enfrentando fantasmas, gigantes, ladrões e trapaceiros no caminho, Gawain embarca na jornada da sua vida que definirá seu caráter e lhe dará a chance de provar que é merecedor aos olhos de sua família e reino.

"O Cavaleiro Verde" é cheio de alegorias e camadas bem profundas. Pede muito a atenção do espectador o que torna imprescindível que se vá de mente aberta para absorver o filme mesmo após seu término. Toda a fantasia e a profundidade do roteiro é algo maravilhoso e faz com que o espectador fique tentando desvendar o significado de cada cena, de cada símbolo, o tempo todo, num filme onde tudo é muito bem colocado no momento certo. 

O filme em si é uma obra de arte. A direção de David Lowery é muito segura, as atuações são  impecáveis, com destaque para Dev Patel, que está maravilhoso, mas o que realmente salta aos olhos e a fotografia e a trilha sonora, dois elementos que, com certeza, vão impactar você. Fora essa parte técnica espetacular, as alegorias que o longa traz para abordar temas interessantes são muito boas. Uma delas é a questão da jornada da vida, na verdade sobre jornadas e desafios. A noção de que a morte é inevitável para todos mas trazendo à tona a questão do como foi a nossa jornada até o nosso final, se enfrentamos os nossos cavaleiros verdes ou se simplesmente fugimos deles? 

Como foi nossa caminhada até o dia de hoje? Temos algum legado? E só uma das reflexões que tiro após ver o filme. Assista esse maravilhoso longa e me conte a suas.

Não se pode fugir para sempre, não é Cavaleiro Verde?
(Ótimos efeitos, assim como a atuação de Dev Patel)


por Vagner Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário