Curta no Facebook

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

"Annette", de Leos Carax (2021)

 


Que mistura! "Annette", longa do diretor francês Leos Carax, consegue  ter um pouco de tudo, transitando confortavelmente por gêneros diferentes e trazendo boas discussões, ainda que , no final, fiquemos com a sensação de que algo faltou. Você até fica satisfeito, mas parece que poderia ter sido melhor.

Um casal aparentemente perfeito — um provocante comediante de stand-up e uma cantora de ópera de renome internacional — vivem vidas glamorosas na contemporânea Los Angeles. No entanto, com o nascimento de sua filha Annette, seus misteriosos dons mudarão suas vidas para sempre.

O longa e suas alegorias o tornam interessante, mas ao mesmo tempo afasta o grande o público. Tem muitas questões importantes levantadas, mas para conseguir observá-las o espectador tem que passar por camadas, que podem transformar a experiência de assistir ao filme (em alguns breves momentos) em algo tedioso, parecendo que não vai para lugar algum.

O casal principal consegue sustentar bem o filme. Adam Driver e Marion Cotillard, conseguem transmitir o peso que cada um dos personagens traz e, confesso que em alguns momentos, era melhor nem sentir. Além da força das atuações, o longa também tem um texto forte, embora, por vezes, confuso, mas que mostra alguns problemas do “adulto” atual, como o stress do trabalho que levamos para nosso dia a dia com as pessoas que amamos; como a experiência de amores intensos (não falo paixão rápidas, mas amores que nem sabemos como explicar); e a responsabilidade de ter um filho, criar, educar e cuidar de alguém, o que não é nada simples como brincar com bonecas (pega essa referência, não entendeu? Veja o filme). Aliás deixei o melhor para o final: o longa é um musical, mas longe de ser o tipo de musical que você imagina...

O amor é lindo... e muito cruel às vezes.



por Vagner Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário