Curta no Facebook

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

"Boleiros - Era uma vez o futebol...", de Ugo Giorgetti (1998)



Futebol sempre rende boas histórias, tanto quem torce, assiste, como de quem joga profissionalmente ou mesmo no campinho de terra da esquina. "Boleiros - Era uma vez o futebol...", filme de Ugo Giorgetti se vale desses papos de futebol para trazer um filme gostosíssimo para os apaixonados pelo esporte. Seis amigos que já tiveram envolvimento profissional com futebol, como jogadores, árbitros ou técnicos, se reúnem num barzinho para uma cervejinha de final de tarde, depois do expediente dos seus trabalhos, agora, convencionais. Ali, cercados pelos retratos de seus tempos de estrelado no futebol, espalhados pelas paredes, relembram episódios, passagens, momentos, histórias do tempo da bola, algumas vividas por eles, outras folclóricas, outras históricas, outras lendárias, tudo com muita paixão e nostalgia pelos tempos em que, de alguma forma, faziam parte daquele universo.

Na mesa, relembram, primeiro, a história do árbitro comprado, vivido magistralmente por Otávio Augusto, que além de marcar um pênalti inexistente, fez o jogador bater até acertar, e como  não acertou nenhuma, ele mesmo, o juiz, encarregou-se de trocar o batedor. Depois alguém puxa a do ex-craque Paulinho Majestade, idolatrado por um repórter que quer fazer uma matéria sobre ele e descobre que o ex-craque encontra-se numa péssima situação, muito mal de vida, mas ao encontrá-lo para a entrevista, surpreende-se com a excelência que ainda desfila e com a reverência que ainda lhe prestam aqueles que o conheceram em seus bons tempos. Outro na mesa, ex-jogador do São Paulo e que dirige uma escolinha para crianças, conta a história do garoto que apareceu por lá, olhando o jogo, grudado na cerca, um moleque pobre, sujo, maltratado, mas que, chamado a jogar, mostrara-se muito melhor do que os garotinhos classe alta da escolinha. Muito talento mas que, por conta, provavelmente, das complicações na "quebrada" onde morava, não apareceu mais por lá.
Alguém lembra do Azul, jovem promessa, candidato a craque, enrolado com a mulherada e disputado por entrevistas nos programas esportivos, que, depois de um episódio de racismo que sofrera numa batida policial, possivelmente, acelerara as negociações para jogar na Itália.
Um fala em lesões, médicos, rezas, simpatias, outro lembra do caso do Caco, jogador do Corinthians que nunca se curava de uma lesão no joelho, até o dia em que o cunhado do craque o levou  para um curandeiro lá na "área" deles, o Pai Vavá, interpretado hilariamente por André Abujamra.
Na última, o mais novo da mesa, um recém aposentado do futebol, conta aos demais o dia em que teve que dormir no terraço do hotel da concentração para deixar o quarto livre para a estrela, e o mãos bonitão do time, Fabinho Guerra, receber uma bonitona que conhecera no saguão,  para desespero do técnico, brilhantemente interpretado por Lima Duarte, que exigia que todos os jogadores dormissem cedo.
A maioria das histórias é engraçada, algumas, são um pouco mais tristes, como a do garoto da escolinha, outras comoventes como a do Paulinho Majestade, outras trazem uma reflexão como a do craque abordado pela polícia por ser negro num carrão, mas em todo o papo, todas as lembranças está  presente o vazio que fica na vida daqueles homens depois que a carreira acaba. É exatamente o que é  expressado e torna-se marcante na fala de Naldinho, numa atuação esplendorosa de Flávio Migliaccio, no final do filme. A sensação de ser aplaudido por multidões, ser reconhecido na rua, parado pata fotos, autógrafos, e, de repente, não se sentir ninguém,  sentir-se um nada, não  saber sequer quem realmente é.
Em uma época que os programas de bate-papo com boleiros estão na moda, "Boleiros" é uma gostosa resenha com boas risadas e algumas coisas interessantes para se pensar.

A mesa de ex-craques rendendo muitas risadas e muitas histórias.




Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário