Curta no Facebook

sábado, 4 de março de 2023

Jardim das Esculturas - Parque Marinha do Brasil - Porto Alegre/RS

 

Detalhe da escultura em metal
de Weissmann brilhando sob o sol
Não é incomum fazermos Leocádia e eu turismo dentro de nossa própria cidade. Não raro, deparamo-nos com espaços e coisas interessantes em nossas itinerâncias pelas ruas de Porto Alegre. Foi assim quando visitamos, pela primeira vez, a Galeria Ecarta, em 2022, e vimos a bela exposição de Maria Tomaselli. Ou também quando, anos atrás, meio que por acaso, fomos parar na galeria de arte do Paço Municipal, no antigo prédio da Prefeitura de Porto Alegre, e pudemos usufruir do rico acervo público.

Pois desta vez posso dizer nos superamos. Aproveitando um final de manhã de tempo agradável e ensolarado (e não o bafo insuportável das últimas semanas), fomos dar uma caminhada pelo parque Marinha do Brasil, que fica a metros de nossa casa, quase que ao final de nossa rua, a qual somente precisamos descer na direção ao Guaíba. E eis que esse simples andar a pé nos fez prestar atenção nas esculturas a céu aberto presentes no parque, pasmem: desde 1997! Ou seja, de um ano depois da realização da primeira e histórica edição da Bienal do Mercosul – a qual chegou, aliás, já à 13ª, ocorrida ano passado. Foi então que, para espanto de motoristas e passantes, percorremos o corredor em que as obras estão expostas, desde a esquina da Av. Ipiranga até a altura de onde acessamos o parque. Afinal, ninguém faz isso.

São 11 obras de grande proporção daquele que é chamado Jardim das Esculturas, o qual passou por processo de restauro ano passado pelas Secretaria de Cultura de Porto Alegre e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Ou seja: estão superbonitas e conservadas dentro do possível para uma instalação exposta ao tempo. Por serem trabalhos ligados à Bienal, reúne não somente artistas brasileiros, como Amílcar de Castro e Franz Weissmann, mas também de países vizinhos, como o argentino Julio Pérez Sans e a boliviana Francine Secretan. Ou seja, uma riqueza que está ligada à raiz do Rio Grande do Sul e de uma Porto Alegre, que já foi muito mais cosmopolita.  

Além do prazer da caminhada na natureza, apreciar este legado de mais de 25 anos em plena esquina de casa é para poucos. Coisa de turista. Quem passou e nos viu deve ter pensado: "coitados, eles não devem ter arte de rua na cidade deles". E olha que temos. Temos e as aproveitamos.

**************

"Mangrullos", do argentino Julio Pérez Sans,
escultura em ferro pintado (entre 6 e 9 m de altura)


"Amuleto para Recebir El Canto de las Flores", da
boliviana Francine Secretan (
aço corten, 9m de altura)


O craquíssimo mineiro Amílcar de Castro (obra "sem título" em aço)


"Estrutura linear" de outro mestre: o austro-brasileiro Franz Weissmann


"Cubocor", do paraense Aluísio Carvão, já danificada pelos pichadores num dos lados


Do boliviano Ted Carrasco, a metalingúística "Cono Sur", em aço inox e ferro

"Rayo", do argentino Hernán Dompé, escultura em aço corten soldado


Leocádia ao lado da obra "Escultura em Flor", do célebre
artista gaúcho Xico Stockinger, a quem ela conheceu


A "flor" de Stockinger (ferro soldado pintado) tocando o céu de Porto Alegre


Obra desgarrada das outras, sem referência ao título ou autor
(madeira, metal e granito)


"Escultura em Aço", do argentino Enio Iommi


O azul do céu recortado pelo traço do artista em inox polido


texto: Daniel Rodrigues
fotos: Leocádia Costa, Daniel Rodrigues e divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário