Curta no Facebook

sábado, 20 de fevereiro de 2021

The Rolling Stones - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro /RJ (18/02/2006)


Mick Jagger no show em Copacabana em 2006
Mick e sua turma mandaram ver, em uma apresentação histórica.   

Um em um milhão e meio! Não, não se trata de uma probabilidade estatística embora não deixe de fazer sentido se eu for parar para pensar nas probabilidades que eu via, na minha vida, digamos uns quatro ou cinco anos antes, de, em 2006, estar no Rio de Janeiro, em plena praia de Copacabana, assistindo a um show dos Rolling Stones. Mas a vida da gente dá uma mudadas e, voltando no tempo, um ano antes deste grande evento de rock na praia mais famosa do mundo, algumas coisas acabaram dando um novo rumo à minha história. Por questões de saúde, minha mãe acabou se mudando para o Rio de Janeiro com minha irmã e embora tivesse me convidado para acompanhá-la, num primeiro momento, vinculado ao meu antigo trabalho, a uma namorada da época, a amigos e, enfim, à cidade, preferi ficar. Mas poucos meses depois da partida delas, meu vínculo com a empresa onde trabalhava acabara e não seria possível renovar, meu relacionamento, outrora promissor, desabava lentamente e, ainda que tivesse amigos, parentes e uma relação afetiva muito forte com Porto Alegre, tudo parecia indicar que se fazia necessário uma nova perspectiva, novos ares. Assim, consultei minha mãe se mantinha sua proposta e se teria um lugarzinho pra mim no seu "puxadinho". Mãe é mãe e, como não poderia deixar de ser, ela acolheu o filho. 

Deste modo, eu iria definitivamente em março mas, decidi ir antes, de visita, para perceber o ambiente, conhecer o apartamento, decidir que providências preliminares deveríamos tomar, etc. E por que não unir o útil ao agradável? Um show monumental dos Rolling Stones estava marcado para fevereiro, de graça, na praia de Copacabana, e vi aí uma grande oportunidade de ver, ao vivo, uma das maiores bandas do planeta, coisa que até então eu nem imaginava que seria possível. Marquei minha ida, então, para aquele período. Passeei, fui à praia, visitei pontos turísticos e no dia dos Rolling Stones, lá estava eu. Cheguei cedo mas nem tanto, de modo a não ficar "o dia inteiro" de bobeira lá na frente do palco. Faltavam umas quatro ou três horas para o show quando desci do metrô em Copacabana. Caminhei pela orla até chegar nas proximidades do Copacabana Palace e não era difícil, já à distância perceber onde seria o evento, uma vez que cada vez mais multidão ia se acumulando conforme se chegava mais perto do local do show. Fui me metendo, me acomodando e, no fim das contas, para um evento daquele tamanho e pela hora que cheguei, até que me posicionei bem. Nada muito próximo, mas também nem tão longe que a banda parecesse um bando de formiguinhas. Fiquei na calçada, numa boa diagonal que favoreceria a vista, especialmente, quando Mick Jagger se deslocasse pela longa passarela que avançava entre o público. 



The Rolling Stones - "(I Can't Get No) Satisfaction" -
Copacabana - Rio de Janeiro (2006)

Algumas horinhas esperando, uma cerveja aqui, outra ali, algumas situações engraçadas, um monte de gringos inocentemente desavisados sendo assaltados e finalmente chegara a hora do show. Aqueles quatro velhotes eram muito mais do que eu esperava. Um show vibrante, cheio de energia, vitalidade, simpatia e muitos sucessos. Lembro-me, especialmente, de "Brown Sugar", com a galera levantando os braços em resposta aos gritinhos do vocalista, e da elétrica e contagiante "(I Can't Get No) Satisfaction", que fechou o show, beeeem alongada para que a pudéssemos curtir os Rolling Stones, ali, até a última gota, e mais e mais, até que... acabou. 

Em algum momento ia ter que acabar, né?

A multidão foi se desfazendo, cada um tomando seu destino e eu, decidindo como voltaria pra casa, de metrô, de ônibus, de táxi, comecei a caminhar, pensando no show, continuei caminhando e acabei indo pra casa a pé, mesmo. Sabe quando a gente quer prolongar o máximo uma sensação? Não era chegar rapidinho em casa, deitar e dormir. Não! Era ruminar cada minuto daquilo que tinha acabado de presenciar. Afinal de contas, não é todo dias que se vê os Rolling Stones, ainda mais naquela que passaria a ser sua apresentação para uma maior plateia em sua carreira. Eram um milhão e meio de pessoas, e eu estava lá. Um no meio daquele milhão e meio. 

Multidão no show dos Rolling Stones em Copacabana
Um mar de gente à beira do mar. 
Um dos maiores públicos já registrados em um show, em todos os tempos.



Cly Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário