Curta no Facebook

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

"Pooka", de Nacho Vigalongo (2018)

Um ator, Wilson Clowes, em busca de uma oportunidades, em Los Angeles, faz uma audição para um papel, mas não sabe que, na verdade, a seleção é para promover um novo brinquedo para o Natal usando uma roupa do personagem. O Pooka é um boneco eletrônico que, de certa forma, muda de humor, repetindo algumas frases, que, conforme a cor que acende em seus olhos, azul ou vermelho, podem ser gentilezas ou malcriações...
O emprego não era bem o que ele imaginava mas, como pagava bem e o dono do negócio garantia o anonimato, ele acaba topando. As coisas até que vão bem, Wilson tem um trabalho, vai organizando sua nova vida num novo apartamento, conhece uma mulher por quem se interessa, passa a sair com ela, conquista a confiança do filho dela, mas simultaneamente a tudo isso, as coisas começam a ficar estranhas. A roupa parece ter influência nas ações dele que passa a não lembrar de coisas que fizera e nem ao menos se realmente as fez e, "absurdamente", passa a suspeitar que o Pooka, o personagem, o boneco, a roupa, esteja por trás de atos violentos. Assim, sem certeza da realidade, desconfiado de tudo, duvidando de si mesmo e com medo, gradualmente, as coisas vão saindo de seu controle.

"Pooka", inicialmente, parece apenas mais um filme de terror de época de Natal mas aos poucos mostra-se um pouco mais interessante que os demais da sua categoria. Aos poucos vai crescendo, vai ganhando o interesse do espectador e vai revelando uma situação totalmente diferente do que parecia ser.
Além do suspense, das situações tensas e angustiantes, de um certo mistério e das surpresas, "Pooka" lida com temas interessantes como desemprego, frustrações, relações abusivas, violência doméstica, gerando, ao seu final, uma situação de incerteza e inquietude no espectador. Filme daqueles que a gente não dá nada por ele mas surpreende e ainda te deixa com aquela cara de, "Puxa, era isso mesmo?". 

Clowes e o Pooka se confundem e, em determinado momento,
o ator desempregado já não tem mais certeza de seus póprios atos.



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário