Curta no Facebook

domingo, 3 de agosto de 2025

Beco do Batman - Vila Madalena - São Paulo/SP

 

Arte clássica do Beco do Batman em que
ele divide confidências com Pelé
Depois de uma manhã e começo de tarde de muito bater perna e conferir exposições no Ibirapuera, surgiu a possibilidade de irmos a um dos pontos turísticos badalados de São Paulo, que não estava necessariamente no nosso roteiro: o famoso Beco do Batman, na Vila Madalena. Melhor coisa que fizemos. Misto dos bairros de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, com Cidade Baixa, de Porto Alegre, o Beco, formado pelas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque - e que, na verdade, é um quadrante, visto que não se resume à pequena ruela sinuosa espremida por muros dos dois lados, mas de movimento nas ruas adjacentes - tem um charme realmente único. Uma galeria de arte a céu aberto, haja visto os grafites, murais, a música e a própria presença das pessoas, que dão um colorido artístico ao lugar.

O saboroso (e exótico)
hamburguer do Ziv
Chegamos com fome, meio da tarde e, depois de alguma procura, encontramos o ótimo Ziv, que além de temático, haja vista que margeia o próprio Beco do Batman, onde comemos excelentes hambúrgueres. O meu pedido, em especial, combinava certo exotismo, que na prática dá certo: um pão preto feito de carvão ativado (dá pra sentir os farelinhos típicos do carvão vegetal na boca) e tempero que leva azeite de dendê, que sabe se pronunciar na boca. Mas a receita dá certo, por incrível que pareça. Fora isso, o lugar é por si uma atração turística, com sua arquitetura tipo contêiner e sua decoração descolada fazendo várias referências ao famoso super-herói de Gotham City.

De estômago forrado, enfim, pudemos curtir um pouco mais do clima da rua. Lotada, por sinal, tendo em vista que estávamos em um feriado, o que favorecia o ajuntamento num dia normalmente útil de paulistanos e turistas como nós.

Música alta rolando, gastronomia, ambulantes, comércio independente, gente circulando, se divertindo,  curtindo. Aquele clima de feira (no caso gaúcho, de "brique") e e festa, quando não, os dois juntos. Um barato. Ainda bem que conseguimos encaixar o Beco do Batman em nossa programação de Sampa.

🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇

Tarde de feriado movimentada no Beco do Batman



Interagindo com a arte a céu aberto - I


Interagindo com a arte a céu aberto - II


Andando pelo badalado Beco do Batman


O Homem-Morcego nos "abençoando" ao fundo
na decoração temática do Ziv


Abobando com a dancinha do Batman,
aquela que ele fez no episódio do teleseriado


Três felinas


Tem de tudo no Beco do Batman, inclusive
Batgirl e... sorvete canábico!


Nós e o Batsinal discreto lá ao fundo, como deve ser


Numa das esquinas do Beco do Batman depois de muito bater perna


Este casal que vos fala em foto que não deixa mentir onde esteve



texto: Daniel Rodrigues
vídeo e fotos: Daniel Rodrigues Leocádia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário