Rosa Montero é espanhola, mulher, professora, escritora e jornalista. Sim, essas quatro fracções de vida dizem muito da literatura que ela produz. Rosa fala em seus livros de questões as vezes autobiográficas, daquilo que sente, do modo como percebe a sua condição, que está interligada a esses e outros tantos aspectos da vida. É premiada por alguns setores de relevância literária e como professora inspirou jovens a escreverem aquilo que lhes motiva, seja de ordem emocional ou simplesmente aquilo que vivem.
Descobri-a em dois momentos interessantes da minha vida e guardo seus livros como artigos preciosos desse saber feminino que fala de uma maneira tão próxima, que a elegi como uma amiga faz 15 anos. O primeiro livro comprei durante uma Feira do Livro em 2005 quando entrei na loja do MARGS com a minha irmã. Queríamos ver as novidades, mas nada agradou de imediato. Este livro, porém, me chamou a atenção pelo título: “A Louca da Casa”. Pronto, eu disse: “sou eu, esse livro fala de mim!” E não deu outra: comprei-o e comecei a ler no mesmo dia. Devorei-me! (risos) Não seria diferente com um livro que começa assim: “Estou acostumada a organizar as lembranças da minha vida em torno de um rol de namorados e de livros”, por exemplo. A forma coloquial e desapegada aparentemente com que Rosa escreve e o senso de humor que ela tem de si mesma ou de suas personagens me fez rir, chorar, refletir e, por fim, procurar outro livro dela para ler. Um "tira-dúvidas", pensei, ainda duvidando se noutra publicação ela se manteria fiel à sua essência.
Rosa Montero: inspiração feminina |
Amigos, as edições que tenho são antigas, das editoras AGIR e EDIOURO, mas procurem ler Rosa Montero, porque ela é transformadora. Uma vez lida, será para sempre sua amiga e com certeza fará você rir mais de si mesmo, de um jeito carinhoso, engraçado e ao mesmo tempo profundo. Coragem, Olé! A LIVE com ela im-per-dí-vel será dia 31/10/2020, às 15h, no canal da Feira do Livro de Porto Alegre, tendo como tema “As sintonias da vida e da morte”.
*********
Nenhum comentário:
Postar um comentário