Curta no Facebook

sábado, 31 de outubro de 2020

Live "As sintonias da vida e da morte”, com Rosa Montero - 66ª Feira do Livro de Porto Alegre



Rosa Montero é espanhola, mulher, professora, escritora e jornalista. Sim, essas quatro fracções de vida dizem muito da literatura que ela produz. Rosa fala em seus livros de questões as vezes autobiográficas, daquilo que sente, do modo como percebe a sua condição, que está interligada a esses e outros tantos aspectos da vida. É premiada por alguns setores de relevância literária e como professora inspirou jovens a escreverem aquilo que lhes motiva, seja de ordem emocional ou simplesmente aquilo que vivem. 

Descobri-a em dois momentos interessantes da minha vida e guardo seus livros como artigos preciosos desse saber feminino que fala de uma maneira tão próxima, que a elegi como uma amiga faz 15 anos. O primeiro livro comprei durante uma Feira do Livro em 2005 quando entrei na loja do MARGS com a minha irmã. Queríamos ver as novidades, mas nada agradou de imediato. Este livro, porém, me chamou a atenção pelo título: “A Louca da Casa”. Pronto, eu disse: “sou eu, esse livro fala de mim!” E não deu outra: comprei-o e comecei a ler no mesmo dia. Devorei-me! (risos) Não seria diferente com um livro que começa assim: “Estou acostumada a organizar as lembranças da minha vida em torno de um rol de namorados e de livros”, por exemplo. A forma coloquial e desapegada aparentemente com que Rosa escreve e o senso de humor que ela tem de si mesma ou de suas personagens me fez rir, chorar, refletir e, por fim, procurar outro livro dela para ler. Um "tira-dúvidas", pensei, ainda duvidando se noutra publicação ela se manteria fiel à sua essência. 

Rosa Montero: 
inspiração feminina
Demorei mas, em 2009, buscando um presente de Dia das Mães para a minha, entrei noutra livraria (que dúvida!) e descobri outro título dela: “História de Mulheres”. Bah! A espera valeu a pena! Nesse livro ela recupera, sem nenhum pudor, mulheres conhecidas e, nem tanto, da história mundial e fala sobre elas de uma forma tão comovente que todas ficaram vivas ali no instante em que eu lia sobre as suas vidas. Além disso, Rosa faz um firme posicionamento feminista em relação ao lugar que nós mulheres ocupamos na história de tudo o que há nesse mundo, vasto mundo!.

Amigos, as edições que tenho são antigas, das editoras AGIR e EDIOURO, mas procurem ler Rosa Montero, porque ela é transformadora. Uma vez lida, será para sempre sua amiga e com certeza fará você rir mais de si mesmo, de um jeito carinhoso, engraçado e ao mesmo tempo profundo. Coragem, Olé! A LIVE com ela im-per-dí-vel será dia 31/10/2020, às 15h, no canal da Feira do Livro de Porto Alegre, tendo como tema “As sintonias da vida e da morte”.

*********

o que: Live com Rosa Montero
tema: As sintonias da vida e da morte
quando: 31 de outubro, 15h
como: Feira do Livro de Porto Alegre, plataforma on-line
realização: Câmara Rio-Grandense do Livro

Texto: Leocádia Costa
Fotos: Daniel Rodrigues e divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário