Curta no Facebook

domingo, 7 de dezembro de 2025

Clyblood #5 - "Campo 731 - Bactérias, a maldade humana" ou "Homens por Trás do Sol", de Tun Fei Mou (1988)

 


"Campo 731" é uma das coisas mais terríveis que já assisti. Terrível como elogio, em se tratando de cinema de horror no que diz respeito a sangue, tripas, brutalidade, mas também terrível no sentido de deplorável, de abominável, de hediondo. As coisas que acontecem nessa ousada produção hong-konquesa são simplesmente de fechar os olhos, virar o rosto, revirar o estômago e, sobretudo, de encher o coração de ódio em relação às barbaridades que o ser humano é capaz com seu semelhante, uma vez que tudo o que se passa no filme ACONTECEU.

Baseado em fatos reais, retratando experiências brutais do exército japonês em um campo de prisioneiros na região ocupada da China durante a Segunda Guerra, "Campo 731" é absolutamente chocante e perturbador. Militares inimigos, nativos, camponeses, voluntários iludidos ou desinformados, civis "dispensáveis", são submetidos a experimentos laboratoriais sem limites com finalidade de desenvolver armas biológicas e recursos de destruição em massa.

A parte em que os militares e cientistas japoneses fazem soltar a pele dos braços de uma mulher depois de um tratamento térmico extremo, a que um homem é submetido a uma experiência com nitrogênio líquido e tem seus braços quebrados como se fossem pedras de gelo, tipo o T100 quando se parte todo em pedacinhos no Exterminador 2, a dissecação de um menino camponês com seus órgãos sendo retirados ainda vivo; a cena do gato sendo devorado por centenas de ratos famintos, a do intestino e tripas saindo pelo ânus do homem colocado na câmara de descompressão, são só alguns dos momentos mais brutais deste filme bizarro.

Nada brilhante, lá com seus probleminhas de acabamento técnico,  mas competente no que se propõe,  "Campo 731 - Bactérias, a maldade humana" é um horror gráfico pesado num estilo quase documental de relevância histórica subestimada uma vez que trata-se de uma das poucas produções no cinema que retrata essa parte pouco conhecida da segunda grande guerra, bem menos alardeada que o Holocausto alemão, mas não menos cruel e desumana.

Um dos momentos mais chocantes do filme.
A pele soltando do esqueleto depois de um experimento térmico extremo.


Cly Reis

💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀


"Campo 731 - Bactérias, a maldade humana" (ou "Homens por Trás do Sol")
título original: "Hei tai yang 731"
direção: Tun Fei Mou
elenco: JeGang Wang, Zhaohua Mei, Runsheng Wang
gênero: horror, gore, guerra, histórico
duração: 105min.
país: Hong Kong
ano: 1988
onde assistir: YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário