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sábado, 23 de julho de 2022

Exposição “O Meu Frágil Mundo Passageiro”., de Maria Tomaselli - Galeria Ecarta - Porto Alegre/RS

 

Em deriva pela própria cidade num curto período de férias, Leocádia e eu nos deparamos com um espaço cultural que, por incrível que pareça, nunca havíamos visitado: a Galeria Ecarta, na Cidade Baixa. Com tempo, entramos, e qual nossa surpresa? Uma bela exposição da desenhista, pintora e gravadora austro-brasileira Maria Tomaselli. Pessoa a quem Leocádia conhece e tem apreço, Tomaselli – que, inclusive, é autora de uma das obras que embeleza uma das paredes de nossa casa com uma pequena gravura em metal – está na Ecarta com a mostra “O Meu Frágil Mundo Passageiro”.

A satisfação de conhecer o simpático local se completou com a de ver esta belíssima exposição de Tomaselli, que se encerrou no último dia 10 de julho. Dona de uma expressividade forte, vê-se na sua obra visíveis traços de seus mestres: Iberê Camargo, Xico Stockinger e Vasco Prado, porém, como todo bom artista, utilizados a favor de seu próprio estilo. Há uma morbidez fantasmagórica constante, mas não necessariamente horripilante. A profusão de cores vibrantes, por exemplo, não deixa recair às sombras do inconsciente. A presença do mórbido e do fantasmático funciona quase como um elogio à natureza humana: inerente mas passível de ser transformada no belo. Uma poesia que se insinua entre o amargo e o sublime para expressar o frágil mundo material de Tomaselli, o qual é, sim, passageiro como o nome diz.

A variedade de técnicas e de plataformas surpreende e instiga, visto que vão desde pintura, a esculturas e trabalhos em lonas desenvolvidos ao longo de uma trajetória de mais de 50 anos de atividade da artista no Brasil. De figuras enormes, quase de tamanho humano, a miniaturas cuidadosamente pintadas, passando por óleo, desenho, técnica mista, serigrafia, gesso e trapos, a arte de Tomaselli expressa a “singularidade simbólica da vida”, como define o curador Nicolas Beidacki, com potência e desacomodação. Um bálsamo para uma tarde perdida por Porto Alegre.

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Exposição começa densa: técnica mista, serigrafia, pano, óleo e spray


O inspirado livro de artista "Tô na Lona", feito em... lona


Gravura em metal da série de 1998 que nos acostumamos a ter em casa


A riqueza de detalhes e simbologias das esculturas da artista



Composição de dois pequenos quadros com objeto e madeira policromada
junto ao avantajado díptico, pintura e óleo sobre tela (2003/12)


Detalhe de uma das instigantes telas de Tomaselli


Outro detalhe: dentro do altar de madeira, um pequeno e oprimido quadro de um rosto estilizado


A religião como tela, literalmente, divisor


A escultura em bronze "Jardim Papal", de 1995: forte influência de Vasco e Stockinger


Ares de Iberê na certeza da morte de "Ucrânia 3". Claro, deste ano


Os impactantes "Monstros": escultura, gesso, ferro, trapos e jornais (2014)


Detalhe de um dos monstros, que o fazem ainda mais humano


Solidão e súplica a um mundo que não lhe pertence na pintura
e acrílica sobre tela "Setembro 2003"



Impressionante tríptico seja pela temática infernal, seja pela
forma de técnica mista sobre papel


Suspensos, os "Cutucos", objetos em alumínio e spray (2004)


Se a humanidade oprime, as cores reativam a esperança


"Vira Anjo Caído", pintura a óleo sobre tela


Composição que explora vertentes da artista



Novamente o deslocamento e a solidão em "Tavares X" (2006)


Uso das cores como resgate da beleza perdida 



O encaixotado "Casal" no óleo sobre lona de 2015



Deformação inquietante da escultura de Tomaselli


Díptico com a difícil técnica mista sobre papel


Forte referencia a Iberê na intensidade do traço e da pincelada


"Veste IX". técnica mista e pintura, das mais antigas da mostra: 1979



Pintura a óleo sobre sobre lona da série "Setembro"


A riqueza da plasticidade de Tomaselli



Das mais lindas da exposição, a "Figura Azul", de 1991, acrílica sobre tela



Daniel Rodrigues

quinta-feira, 21 de julho de 2022

"A Família Bélier", de Eric Lartigau (2014) vs. "no Ritmo do Coração", de Siân Heder (2021)

 



Jogo difícil! Confronto equilibrado. Dois times muito competentes e muito parecidos. Um daqueles casos em que o remake é muito próximo ao original, não inventa muito, mas consegue ter sua identidade e seus pontos de diferenciação.
Tanto em "A Família Bélier" quanto em "No Ritmo do Coração", nossa protagonista, Paula, no original francês, e Ruby, no americano, é uma adolescente que, por ser a única sem deficiência auditiva em casa, serve como a comunicação dos pais e do irmão com o resto do mundo, para todas as finalidades, mas especialmente para os assuntos de trabalho. Aí vem uma diferença entre os dois filmes: na produção francesa de 2014, a família era uma pequena-produtora rural, enquanto que, na nova versão, faz parte de uma comunidade de pescadores. A questão toda é que, quase por acidente, mais para estar na turma de um garoto por quem está interessada, nossa heroína acaba descobrindo seu enorme talento para o canto e passa a ser estimulada pelo professor de música a mirar voos mais altos, incluindo o ingresso em uma renomada universidade de música na cidade grande. O problema é que, em ambos os filmes, quando o núcleo familiar se envolve de maneira mais efetiva nas questões administrativas e organizacionais do respectivo negócio (liderando os produtores, em um, e criando uma cooperativa de pescadores, na outra), a garota fica sobrecarregada e limitada de sua própria vida, não conseguindo dedicar o devido tempo para o canto, as aulas, os ensaios, e ao professor, uma vez que sua família, por mais amorosa que seja, não tem noção do significado daquilo para a filha e, por nunca terem podido ouvi-la, não tem dimensão do tamanho de seu talento.

"A Família Bélier" 
teste de Paula para a faculadade


"No Ritmo do Coração"
teste de Ruby para a faculdade


Salvo pequenas diferenças, os filmes correm muito parecidos e um consegue pequenas vantagens sobre o outro: prefiro Paula Bélier do que Ruby Rossi; no entanto, o pai, por mais competente que seja, no primeiro, nem se compara ao do remake, numa atuação brilhante do ator Troy Kotsur, premiada com o Oscar de ator coadjuvante. O irmão da protagonista, na refilmagem é mais interessante como personagem e mais significativo no enredo; em compensação, na minha opinião, o envolvimento da garota com o namoradinho da escola é mais bem explorado emocionalmente na primeira versão. A cena do exame, na audição da universidade, é mais emocionante, para mim, com a garota Paula, inclusive com uma canção mais adequada e tocante. Mas o professor de música da nova versão, Bernardo Villalobos , interpretado por Eugênio Derbez, é mais cativante e divertido. O remake levou um Oscar de roteiro, é verdade, mas é um roteiro adaptado, justamente, sobre o, já muito bom, enredo do original. Ou seja, ninguém leva vantagem nessa.
Ao que parece o jogo vai se encaminhando para um justo empate mas aí um detalhezinho faz diferença: aquela estatueta dourada desempatar o jogo. Muita reclamação por parte dos franceses que entendem que, no seu ano deveriam ter sido indicados a melhor filme estrangeiro, mas o juiz faz que nem ouve as reclamações e confirma o gol.
Um gol pra cada por todos os méritos e virtudes de cada um, elenco, roteiro, atuações, emoção; e o gol de ouro por conta do Oscar de melhor filme, que não é pra qualquer um.
No detalhe, por pouco, apertado... mas a vitória é norte-americana num confronto equilibradíssimo.
"No Ritmo do Coração" cala a torcida da Família Bélier.

Treinador paizão, família Scollari...
Mais do que times, famílias.
Dois times que mostram o quanto é importante a união do grupo.


Ruby Rossi comemora o gol da vitória passando na frente da torcida francesa, 
levando a mão à orelha, provocando, como quem pede para ouvir o grito deles agora.




Cly Reis

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Música da Cabeça - Programa #276

Tá brabo o calor na Europa, hein? A gente dá um alívio com um programa cheio de coisas fresquinhas. Tem Moby, Bauhaus, Chic, Chico Buarque & Maria Bethânia, Julee Cruise e mais. Ainda, um Sete-List sobre os 70 anos de Stewart Copeland. Sombra, água fresca e boa música é o que tem hoje no MDC, às 21h, na refrigerada Rádio Elétrica. Produção, apresentação e termômetro de boas: Daniel Rodrigues.


Rádio Elétrica:
http://www.radioeletrica.com/

Berinjele Beligerante

 

cly