Curta no Facebook

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Exposição “Raiz Weiwei”, de Ai Weiwei - Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e Paço Imperial - Rio de Janeiro/RJ



A arte como resistência
por Daniel Rodrigues

"A arte não é um fim, mas um começo."
Ai Weiwei

O imaginário social criou a ideia do artista que se doa de corpo e alma para a sua arte e que, se não for assim, uma entrega total e desenfreada até chegar à moléstia, não vale. Os poetas românticos que morriam de amor no século XIX ou o alcoolismo da geração de 20 reforçam essa premissa um tanto questionável. Vendo a exposição “Raiz Weiwei”, do artista visual chinês Ai Weiwei, presentes no CCBB e no Paço Imperial, ambos no Rio de Janeiro, é possível compreender uma ressignificação deste conceito. O artista, mais do que ser a sua própria arte, é, tanto quanto, um vórtice transformador de sua realidade político-social. E a doença não é do artista, mas sim a do estado, a da sociedade de consumo, reelaborada nas entranhas do artista e exposta sob o caráter da crítica, da ironia, de resgate cultural, de empoderamento. Da arte.

A partir de uma visão profundamente humanista, Weiwei, que realizou uma residência no Brasil a convite do curador Marcello Dantas, põe-se abertamente do lado certo da história, o dos oprimidos. Filho de um literato perseguido pelo Regime Comunista de Mao, ele traz a sua carne para dentro da obra, chegando sempre no mesmo fim: a denúncia ao sistema. Seu objeto – e quando se materializa esse “objeto” chega-se a qualquer tipo de plataforma que comporte a mensagem: vídeo, porcelana, madeira, fotografia, lego, pedra, gesso, PVC, bambu – é a eterna tensão entre os que dominam e os que são dominados. Ou, no caso de pessoas como ele, os que lutam contra essa dominação.

Cabides: representação
da resistência da arte
Assim, tudo que se concebe da cabeça de Weiwei vem carregado de simbologia. Sem exceção. E não somente altamente simbólicas, como impactantes – pois belas desde e a partir de sua gênese, desde a raiz de Weiwei. É isso que faz um simples “Cabide” (madeira, aço e cristal, 2011, 2012 e 2013) se tornar um ato de resistência, haja vista que, durante a detenção arbitrária de Weiwei pelo autoritário regime chinês, cabides de plástico eram um dos poucos itens permitidos no espaço do cárcere privado. Qualquer semelhança com Ray, Beuys e Duchamp não é mera coincidência.

Mapa feito com a madeira recuperada:
preservação de identidade
A voz inquietante de Weiwei ecoa em questões do seu país natal, como nos vários mapas (“Mapa da China”, de 2015, feita com madeira recuperada de templos destruídos da Dinastia Qing, ou “Quebra-cabeça da liberdade de expressão”, 2015, porcelana, típica técnica chinesa); do Brasil, “He Xie”, 1000 caranguejos em porcelana, iguaria na China, abundância no país tropical, “Mutuofagia” (2018), gigantesca foto do próprio Weiwei e um menino abarrotando-se de frutas tropicais, ou as impressionantes telas de couro de vaca com escritos ao estilo do Alfabeto Armorial, a linguagem pluriartística idealizada por Ariano Suassuna, com ditos igualmente avassaladores como "Se pudessem, colocavam o negro de novo na escravidão" ou “A língua nunca é neutra”, citando Paulo Freire; e, sobretudo, do planeta, viste que toca nas mazelas universais de um mundo desigual e desequilibrado. Haja vista a preocupante questão dos refugiados (“5 910 fotos relacionadas a refugiados”, 2016-17, “Lei da viagem”, 2016, ou “Bicicletas Forever”, 2015).

Centenas de bicicletas em aço inundam de beleza a parte externa do CCBB
Weiwei nos mostra que, antes de ser artista, deve-se ser humano. E que arte e indignação caminham juntas, basta ter coragem de acessá-las. Talvez seja por isso que seja impossível ficar passivo diante da sua obra. Sobretudo Arte é arte da resistência – independe do formato em que se exprima. Quer maior ato de demonstração de resistência, internalização e comprometimento com a arte do que a selfie em que Weiwei sendo preso arbitrariamente pela polícia do governo do próprio país? Arte não se prende: se ilumina.

Papel de parede "Iluminação", de 2009: nome mais apropriado impossível

**********************

Arte completa
por Cly Reis 

"Tudo é arte. Tudo é política."
Ai Weiwei

Eu já havia ouvido falar de Ai Weiwei, sabia de seu engajamento, de sua atuação política, conhecia superficialmente seus problemas com as autoridades chinesas, mas não tinha a verdadeira noção do quanto seu trabalho era comprometido e constantemente repleto de conteúdo. Nada nele é sem propósito, nada é por acaso. Uma cor, um material, um ângulo, uma pose, uma palavra, nada é sem motivo e sempre terá contido em si alguma mensagem ou contestação, pois, como ele mesmo afirma, os caminhos da arte são necessariamente indissociáveis aos da política.

A questão dos refugiados e a
urgência por um mundo mais humano
Ai Weiwei é a arte em estado puro. Desde uma notável sensibilidade estética e conceitual, à utilização do objeto mais banal e cotidiano como elemento artístico. É impressionante sua capacidade aplicar mais sentido, mais interpretações a uma obra que, por si só, já teria valor estético tornando-a ainda mais valorosa, então, pelo poder de sua sugestão. É o caso dos vasos de porcelana, já belíssimos se apreciados à distância, mas que, vistos em detalhe revelam recortes de situações de refugiados ao longo da história, aos quais o artista faz questão de lembrar sob um olhar crítico e corajoso, do impressionante papel de parede “egípcio” que ocupa uma parede inteira da exposição e que, de perto, revela também episódios de refugiados ao redor do mundo . E o que dizer das "Sementes de Girassol" (2010), milhares de réplicas cerâmicas, produzidas uma a uma, manualmente, obra repleta de simbologias remetendo ao mesmo tempo à vida das mulheres chinesas, aos direitos humanos e à época da Revolução Cultural.


Cerâmicas feitas manualmente: resistência e ancestralidade
“Raíz” é uma exposição daquelas que impressiona, perturba, alerta, encoraja, transforma, inspira e nos faz lembrar, tanto materialmente quanto conceitualmente, quais os verdadeiros objetivos da arte.

A impressionante arte de Weiwei: perturbação e alerta

**********************

Manifesto
por Leocádia Costa

"Minha palavra favorita? É Agir!"
Ai Weiwei

Ai Weiwei reuniu a mim, Daniel e Cly numa incursão curiosa ao acervo que veríamos do ativista chinês no CCBB, que reúne lucidez e ação. À medida em que fomos entrando no processo de criação, misturado a trabalhos já realizados e outros mesclados ao solo brasileiro, fui me emocionando, porque somos parte do que ele faz.

Arte hoje é ativismo, mas não porque o artista de antes nunca tenha sido um interlocutor consciente do cenário onde vivia e da sua função mas, principalmente, porque hoje o artista possui uma conexão muito mais ágil, acessível e que em um único gesto é capaz de viralizar.


Selfie com os potes: riqueza no Ocidente,
sem valor no Oriente


A delicadeza da porcelana oriental e a contundência da palavra

Weiwei sabe disso.

Ele dá aquele grito derrubando muros de hipocrisia e medo. Ele coloca a verdade nua e crua dentro de um contexto histórico, afinal de contas, não somos meros personagens da vida, mas sim pessoas que fazem a história e, por isso, tem responsabilidade sobretudo com o que existe e acontece. Essa participação é viva, necessária, e se for artística fica ainda muito melhor. No caso dele é tudo isso de forma inspiradora.

"Panda a panda", bicho de pelúcia,
material impresso e cartão SD com
documentos confidenciais vazados
 por Edward Snowden
Em algumas fases da história da arte e, logicamente, da nossa civilização, manifestos foram impressos e levaram a linha de pensamento para fronteiras até então muito longínquas. Weiwei deixou de certa forma um manifesto impresso nas paredes e nos olhos que quem foi prestigiar essa exposição e que diz muito sobre o que ele faz e como ele percebe o seu lugar no mundo.

A partir das frases destacadas pela curadoria nos ambientes expositivos tomei a liberdade de montar esse manifesto, que com certeza elucidará sua mensagem aos ainda insensíveis e divergentes ao mesmo tempo em que inspira quem busca, como nós, agir.

"Eu não diria que me tornei mais radical: eu nasci radical. A história nos ensina que no início das maiores tragédias havia ignorância. Muitas vezes penso que o que estou dizendo é para as pessoas que nunca tiveram a chance de ser ouvidas. Eu quero que as pessoas enxerguem o seu próprio poder. Temos que lembrar que não temos escolha. Ou estamos do lado certo ou do lado errado. Minha palavra favorita? É Agir! Uma pequena ação vale um milhão de pensamentos. O meu mundo é uma esfera, não há Oriente nem Ocidente. A liberdade diz respeito ao nosso direito de questionar tudo. A arte não é um fim, mas um começo. Se você desviar o olhar você é conivente.”


O trio que comanda o Clyblog se esbaldando na exposição de Weiwei

**********************
Confiram outras fotos das exposições:

A minúcia de Weiwei já na entrada da mostra:12 telas e centenas
de vídeos e imagens em sincronia

"Obras de Juazeiro do Norte" une a técnica ancestral do
artesanato em madeira do Brasil e da China

Ofertas votivas tradicionais que fiéis fazem a divindades
como sinal de gratidão e devoção. Entre estes, o "foda-se"

Visitantes no CCBB com o papel de parede "Iluminação" ao fundo

No piso, a bora "Florescer", símbolo da resistência do artista quando preso e,
ao fundo, a parede com a impressionante "5 910 fotos relacionadas a refugiados"

Sob os pés de Leocádia, "Máscara", em mármore (2013)

Detalhe de "5 910 fotos relacionadas a refugiados": ares da Guernica de Picasso

Detalhe de "Uvas", feito com 32 banquinhos da Dinastia Qing

Visitantes admirando a arte engajada de Weiwei no CCBB

Mulher atenta a um dos vários vídeos da mostra

As bikes de Wewei com a Candelária ao fundo

Olha eu lá interagindo com as luas de madeira, no Paço

Foto impressa em jogo de Lego: a criatividade sem limites de Weiwei

Uso do Alfabeto armorial em "Marca 11" (2018): citação de Seu Jorge,
Marcelo Yuka e Wilson Cappellette

A forte "Lei da Viagem", em PVC, no vão de entrada do Paço

Outra obra impactante, "Duas Figuras", feita em gesso

Uma das "Sete Raízes" extraídas de árvores nativas do Brasil

A violência policial no rico de detalhes da porcelana ao estilo chinês

Um "fuck" esculpido em bronze

As sementes de porcelana e, acima, "Taifeng" (2015), feita em bambu e seda

Metáfora à famosa cena da Praça da Paz Celestial, em Pequim

Outra parte de "Sete Raízes", que tem colaboração de artesãos do Brasil e da China

Caranguejos feitos em porcelana, animal que simboliza resistência
em diferentes dinastias chinesas ao longo da história

Tradicional arte em madeira para dizer... Recado dado

**********************

Exposição "Raiz Weiwei", de Ai Weiwei
local: Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB e Paço Imperial
endereços: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro /RJ (CCBB) e Praça XV de Novembro, 48 - Centro (Paço)
horários: de quarta a segunda, das 9h às 21h (CCBB) e de terça a domingo, das 12 às 19h (Paço)
período: até 4/11/2019
ingresso: gratuito 


textos e fotos: Cly Reis, Daniel Rodrigues e Leocádia Costa


Um comentário: