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terça-feira, 22 de novembro de 2022

Copa do Mundo Kraftwerk - classificadas da fase preliminar

 Agora vai começar pra valer!

Saíram as classificadas da pré-fase da Copa Do Mundo Kraftwerk. Nesse primeiro instante, apenas as canções da fase anterior ao álbum "Autobahn" estavam na briga por oito vagas para disputar com as grandonas, com as consagradas da discografia dos alemães. E eis que as temos definidas...

Para essas oito temos uma boa e uma má notícia: a boa é que passaram de fase e estão classificadas. Parabéns!. A má é que agora tem pela frente Hall of Mirrors, Numbers, Telephone Call e outras camisetas pesadas.

Se preparem, agora só tem confronto gigante.

Confiram aí, abaixo, os vencedores dos confrontos dessa fase preliminar e em breve divulgaremos a tabela da primeira fase, efetivamente, do nosso torneio futemusical.



CLASSIFICADAS:
Tongebirge
Spule 4
KlingKlang
Tanzmusik
Ananas Symphonie
Stratovarius
Harmonika
Ruckzuck


segunda-feira, 21 de novembro de 2022

“Adão Negro”, de Jaume Collet-Serra (2022)

 
Semanas atrás Leocádia e eu fomos a uma sessão de pré-estreia no GNC Cinemas do Praia de Belas Shopping do novo sucesso de bilheteria da DC Films, “Adão Negro”, com o astro Dwayne "The Rock" Johnson. Legal? Impossível dizer que não. Cenas de aventura empolgantes, efeitos visuais de alto nível, desenho de som impecável, roteiro eficiente, astros consagrados, trilhas com músicas pop... Tudo embalado para que a coisa funcione. Mas será que "funciona" mesmo? Talvez sim, e talvez seja exatamente este o termo mais adequado: cumprimento de função.

Spin-off de "Shazam!" (2019) e "Shazam!: Fúria dos Deuses" (2022), o filme conta a história se passa após quase cinco mil anos de prisão de Adão Negro, um anti-herói da antiga cidade de Kahndaq, no que seria o Oriente Médio, que é libertado nos tempos modernos. Suas táticas brutais e seu modo de justiça atraem a atenção da Sociedade da Justiça da América (JSA), que tenta impedir sua fúria e ensiná-lo a ser mais um herói. Além disso, Senhor Destino (Pierce Brosnan), Gavião Negro (Aldis Hodge), Esmaga-Átomo (Noah Centineo) e Cyclone (Quintessa Swindell) se unem para impedir uma força maligna mais poderosa que a do próprio Adão.

Filmes de super-heróis são uma verdadeira galinha dos ovos de ouro para o cinema comercial do século XXI. Após mais uma crise da indústria cinematográfica nos anos 90, quando o envelhecimento dos realizadores consagrados do cinema comercial como Spielberg, Lucas e Zemeckis se deparou com a falta de agentes capazes de trazer um novo produto para a permanente necessidade de novidade da sociedade de consumo, o avanço técnico da era digital permitiu que o cinema pudesse concretizar algo que vinha ensaiando há décadas: a transposição dos quadrinhos de heróis para as telas. E a considerar a riqueza temático-simbólica dos HQs, bem como a amazônica quantidade de histórias e personagens a serem explorados, este se tornou o caminho certo para a construção do novo blockbuster.

O Adão Negro do
HQ original da DC
Pujante, a lógica de oferta e procura se estabeleceu. A produção é tamanha que, após duas décadas de produções milionárias e geralmente exitosas em bilheteria, Hollywood criou, claro, um padrão. “Adão Negro”, com todos os seus elementos inerentes à obra original da DC Comics, não foge à regra. Tem as características da história original, mas, de resto é tudo o mesmo formato repetido em novas condições narrativas. E isso é escalonado de forma exemplar, que vai do conceitual - como a prevalência do maniqueísmo e as simplificações morais - aos arranjos narrativos, como as piadas, o impacto de uma música retrô e até o tempo de duração das falas. Pois há, claramente, por mais que a dinâmica do filme amortize essa constatação racional com tantos tiros, estrondos, movimentos rápidos, edição agilíssima e luzes, muitas luzes, percentuais para a quantidade de falas e de não-falas. Por melhor que seja, por mais que funcione, que empolgue o público e cumpra a função de entreter, impossível não sair com a impressão de que não se está vendo imagens, mas estatísticas. 

Nada contra a ideia de blockbusters e nem de exploração do filão graphic novel em audiovisual. O que questiono é: será que esta fórmula funciona de verdade a ponto de se sustentar por mais anos sem desagaste? Continuarão avançando na tática de, igual a Globo aplicava ao humorístico Zorra Total, misturar personagens incansável e indistintamente até nem se saber mais de onde cada um veio? Quentin Tarantino recentemente disse que jamais rodaria para a Marvel, pois considera que filmes deste tipo sejam fruto de uma prática de mercado produtivista a qual ele, ligado ao cinema de autor, não se enquadra. Martin Scorsese, tempo atrás também se manifestou contrário ao declarar que o universo cinematográfico da Marvel está "mais próximo dos parques de diversão do que do cinema". Vindo de dois autores que revolucionaram e mudaram a história do cinema é, no mínimo, de considerar a interrogação quanto ao que se esperar no futuro do “grande cinema”.

The Rock e os atores que fazem os super-heróis da JSA

Ao final, se sai do cinema cativado, pois se fez tudo psicosinestesicamente para que isso aconteça, mas muito mais amortecido do que outra coisa. É tanta superexposição a estímulos sensoriais, que não há como absorver. O script não tem erro, e isso é um defeito: não há espaço para apreciação e nem elaboração. O filme é tão consumível e embalado quanto a pipoca e o refrigerante que se come assistindo.

Não digo que tudo isso seja ruim, e nem que filmes da DC ou Marvel devessem parecer uma obra de Bergman constituída basicamente em diálogos. Mas para poder dizer com segurança que filmes assim como "Adão Negro" convencem, ainda falta algo mais do que simplesmente cumprir uma função. Por mais que a intenção seja ao de tentar me alegrar.

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"Adão Negro" - trailer



Daniel Rodrigues

domingo, 20 de novembro de 2022

cotidianas #780 - O Preto na Camisa Amarela

 




Salve Pelé
Salve Édson
Salve Dico
O atleta do Século

Salve Pelé com P maiúsculo
Salve os 3 erres
Ronaldinho
Ronaldo
e Rivaldo

Salve o Rei do Futebol
Salve o Rei Dadá
Salve o Reizinho da Vila
Salve o Príncipe Etíope

Salve o pé de Pelé
As mãos de Barbosa
As de Dida
Os dedos quebrados de Manga

Salve o negro Pelé
O mestiço Mané
O mulato Romário
E o sarará Ademir que era negro também

Salve o preto
o crioulo
o tição
Salve o carvão

O carvão de onde se extrai o diamante
Sim! O diamante!
Salve Diamante Negro
Salve a joia da Vila
Salve a prata da casa
Salve o nosso ouro

Salve o azul do Sangue do Rei
Salve o amarelo da camisa
o verde dos gramados
Salve o preto da pele

Salve o homem de cor
Salve o preto na camisa amarela



Cly Reis

Gol de Pelé - Suécia x Brasil - Final da Copa do Mundo 1958

 






Gol de Pelé - Suécia 2 x Brasil 5 - Final da Copa do Mundo de 1958
REIS, Cly (ilstração digital - GIMP)


Cly Reis

sábado, 19 de novembro de 2022

Copa do Mundo Kraftwerk - fase preliminar

 E está dado o pontapé inicial. Começa a Copa do Mundo Kraftwerk.

Nesta fase, ainda, apenas com as músicas da era pré-Autobahn, dos discos Kraftwerk, Kraftwerk 2 e Ralph & Florian.

"Ah, mas não tem Trans-Europe Express...", "Ah, mas ainda não tem The Model...", "...mas sem as clássicas não tem graça!". Não tem? Vai vendo.

Só tem jogão nessa fase preliminar: Elektrishes Roulette contra Ruckzuck, Kristallo contra Klingklang, Megaherz contra Harmonika...  E pra quem conhece esse período do grupo, sabe que todas essas são concorrentes em condições de encarar qualquer Computerlove, Radioactivity ou quem vier pela frente.

Aliás, os 'times grandes', tipo Hall of Mirrors, Music Non Stop, The Man Machine, que se preparem porque vão pegar os classificados daqui já na próxima fase.

Nessa prévia, apenas as cabeças do Clyblog, Cly Reis e Daniel Rodrigues, definirão quem passa. Uma espécie de filtro. Mas na próxima etapa, outros julgadores se juntarão a nós para a difícil tarefa das eliminações.

Confira, aí, abaixo todos os jogos da fase preliminar da Copa do Mundo Kraftwerk: